sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Atividade 1.1

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ

Considero que, como professor e profissional da educação, não devo pensar que sou apenas mero transmissor de informações, é preciso admitir que minha função é de suma importância para auxiliar o aluno na ampliação e construção de conhecimentos, partindo sempre da premissa de que ele já traz consigo, conhecimentos fundamentados em sua vivência que antecede a sua escolar.
A função do professor é bastante ampla e complexa e, portanto exige que, a todo o tempo, devo me considerar aprendiz para tornar minha prática sempre renovada, a fim de acompanhar a evolução do ser humano e da sociedade para a qual desejo preparar meus alunos.
Dessa forma, se espero dedicação e esforço, interesse e desenvolvimento da aprendizagem por parte dos alunos, devo dar de mim o mesmo, para alcançar êxito no exercício da minha profissão. Por exemplo, estar atualizado é uma necessidade da educação hoje, e acredito que para isso, é imprescindível que, como aprendiz, eu deva ser mais exigente comigo mesma, para que, da mesma forma, possa exigir dos meus alunos.
Em suma, a palavra que define a minha identidade profissional é a dedicação e a procura pela atualização em todas as áreas que me são possíveis acessar, e nestes termos posso me considerar, como professor e como aprendiz, alguém que está sempre buscando estar o mais próximo do “muito bom”.
Para finalizar, gostaria de ressaltar que, aos bons professores não deve faltar entusiasmo, otimismo, a crença nas suas próprias possibilidades e nas possibilidades de seus alunos; estarem sempre alertas e participantes da sociedade, valorizarem-se a si mesmos como profissionais e a humildade para compreenderem que precisam sempre aprender um pouquinho mais, pois ninguém é detentor de todo o saber.

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