Ensinando e aprendendo com tecnologias e mídias digitais
Papel do professor
ESCOLA MUNICIPAL Dr. ARTHUR BERNARDES
PROJETO ENVOLVER – SEXUALIDADE
PARCERIA COM A UNIVIÇOSA
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
TEMA: Namoro
AUTORES: Adriana, Alessandra, Aurilene e Jarbas
SÉRIE: 8º Ano
OBJETIVOS: Conhecer as expectativas dos alunos acerca do tema e esclarecer possíveis dúvidas que eventualmente poderiam surgir.
METODOLOGIAS: Metodologia de integração – Dinâmica do barbante
Pergunta chave: O que significa namoro para você?
ETAPAS DA ATIVIDADE:
- Apresentação dos estagiários da UNIVIÇOSA à turma;
- Exposição do tema da oficina aos alunos;
- Formação do círculo, no qual um rolo de barbante é arremessado aleatoriamente, e quem o pega responde à pergunta chave, formando ao final, uma teia, onde cada um dá a sua opinião sobre o tema;
- Formação de grupos para discussão e posterior dramatização;
- Dramatização sobre subtemas preestabelecidos;
- Formação de círculo para discussão geral, orientada pelos coordenadores da oficina;
- Avaliação: textos escritos pelos alunos sobre o que mais gostaram ou que menos gostaram e desenhos de “carinhas” (felizes se gostaram e tristes se não gostaram).
RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS:
Data show, aparelho de som e câmera digital.
RESULTADOS E CONCLUSÕES:
Através das opiniões dos alunos, faladas ou escritas, percebeu-se que a realização da oficina propondo o tema “namoro”, obteve excelente aproveitamento no sentido de que pode-se esclarecer várias dúvidas de alguns alunos e o fato de deixá-los de manifestar foi bastante enriquecedor, pois os alunos demonstraram bastante interesse em participar, fazendo perguntas e dando algumas sugestões. Por meio dos textos escritos pode-se perceber mais claramente os pontos positivos da realização da oficina, tendo em vista que, aqueles alunos mais tímidos puderam se expressar livremente sobre suas ideias e/ou dúvidas, sabendo que não seriam identificados.
REFERÊNCIAS:
Filme: ( reportagem) Namoro na adolescência
Música: Como uma onda – Lulu Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário