sábado, 17 de setembro de 2011

Atividade 1.5


Ensinando e aprendendo com tecnologias e mídias digitais
Papel do professor

ESCOLA MUNICIPAL Dr. ARTHUR BERNARDES
PROJETO ENVOLVER – SEXUALIDADE
PARCERIA COM A UNIVIÇOSA
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

TEMA: Namoro
AUTORES: Adriana, Alessandra, Aurilene e Jarbas
SÉRIE: 8º Ano

OBJETIVOS: Conhecer as expectativas dos alunos acerca do tema e esclarecer possíveis dúvidas que eventualmente poderiam surgir.

METODOLOGIAS: Metodologia de integração – Dinâmica do barbante
Pergunta chave: O que significa namoro para você?
ETAPAS DA ATIVIDADE:
  • Apresentação dos estagiários da UNIVIÇOSA à turma;
  • Exposição do tema da oficina aos alunos;
  • Formação do círculo, no qual um rolo de barbante é arremessado aleatoriamente, e quem o pega responde à pergunta chave, formando ao final, uma teia, onde cada um dá a sua opinião sobre o tema;
  • Formação de grupos para discussão e posterior dramatização;
  • Dramatização sobre subtemas preestabelecidos;
  • Formação de círculo para discussão geral, orientada pelos coordenadores da oficina;
  • Avaliação: textos escritos pelos alunos sobre o que mais gostaram ou que menos gostaram e desenhos de “carinhas” (felizes se gostaram e tristes se não gostaram).
RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS:
Data show, aparelho de som e câmera digital.

RESULTADOS E CONCLUSÕES:
Através das opiniões dos alunos, faladas ou escritas, percebeu-se que a realização da oficina propondo o tema “namoro”, obteve excelente aproveitamento no sentido de que pode-se esclarecer várias dúvidas de alguns alunos e o fato de deixá-los de manifestar foi bastante enriquecedor, pois os alunos demonstraram bastante interesse em participar, fazendo perguntas e dando algumas sugestões. Por meio dos textos escritos pode-se perceber mais claramente os pontos positivos da realização da oficina, tendo em vista que, aqueles alunos mais tímidos puderam se expressar livremente sobre suas ideias e/ou dúvidas, sabendo que não seriam identificados.

REFERÊNCIAS:

Filme: ( reportagem) Namoro na adolescência
Música: Como uma onda – Lulu Santos




Atividade 2.7

Execução da Atividade Planejada

https://docs.google.com/leaf?id=0Bxt-DbdCX26EYzIwNjk4M2YtNzUwOC00YzlkLTkwZGYtYmUwYTEzNDQxNTkz&hl=pt_BR

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Atividade 2.6

PLANO DE AULA
Escola Municipal “Dr. Arthur Bernardes”
Planejamento de Aula - Turma: 7º Ano
Conteúdo Curricular: Tema Transversal – Sexualidade
Tema da aula: Namoro na adolescência
Objetivo geral: Refletir sobre o namoro na adolescência.
Objetivos específicos:
· Contextualizar o tema a ser trabalhado;
· Discutir a diversidade de informações sobre o tema, segundo: a instituição escolar, o adolescente e a família;
· Expressar comportamentos a serem adotados por grupos de adolescentes mediante determinadas situações.
Etapas das atividades:
A.   Integração: “Dinâmica do Barbante” (Tema: O que você pensa sobre namoro?);
B.   Apresentação do filme: Namoro na adolescência;
C.   Discussão sobre os pontos que os alunos mais gostarem;
D.   Dramatização em grupo das seguintes situações:
·     Grupo 1: Imagine que você está ficando um bom tempo com um (a) menino (a) e decidiu que vai namorá-lo (la). Como você vai pedi-la em namoro?
·     Grupo 2: Vocês já estão namorando a um bom tempo e resolveram contar para seus pais. Crie uma cena em cima disso!
·     Grupo 3: Você está gostando de um (a) menino (a) de sua sala. Como você se comporta? Mostre numa cena.
E.   Grupo 4: Você está ficando com um (a) menino (a). Só que ele (a) quer namorar e você não. Mostre numa cena.
F.   Discussão sobre os pontos relevantes das dramatizações, incluindo as seguintes questões:
· Existe diferença entre namorar e ficar? Explique.
· Existe uma “idade certa” para namorar? Se existe, qual seria essa idade?Explique.
· De maneira geral no seu grupo vocês sentem liberdade de discutir sobre namoro com seus pais e ou professores? Comente.
Recursos necessários:
· Um rolo de barbante;
· Datashow;
· Filme;
· Tarjas com as situações a serem dramatizadas;
· Lápis e papel.
Avaliação: Produção textual – Título: O que eu penso sobre o namoro?

Atividade 1.4

                              As tecnologias e suas utilizações na EMAB

            A Escola Municipal “Arthur Bernardes” ministra ensino da Creche ao 9º ano do Ensino Fundamental.
            Entre os recursos tecnológicos existentes na escola, os mais modernos são 2 televisores, 2 vídeos, 3 aparelhos de som portáteis (rádio/Cd), 1 câmera digital, 1 caixa de som amplificada, 2 microfones, 1 máquina de impressão, digitalização e xerografia, 1 impressora matricial, 2 computadores a disposição dos professores e pessoal técnico administrativo, 1 datashow e 1 retroprojetor, 1 rede de internet banda larga. No laboratório de informática, há 19 computadores com equipamentos de áudio, conectados à internet.
            Todos os equipamentos citados acima, com exceção dos que se encontram no laboratório e o retroprojetor, são muito utilizados em reuniões de pais e professores, reuniões pedagógicas, reuniões do Colegiado, encontros comemorativos e eventos escolares.
            Nas reuniões de pais e professores, bem como nas reuniões pedagógicase de Colegiado, geralmente, utiliza-se o datashow para apresentação de gráficos de rendimento dos alunos, no decorrer do bimestre e de desempenho em avaliações externas, com os objetivos de torna-los públicos e objetos de análise. 
            O datashow também é utilizado pela equipe de gestão com objetivo de passar mensagens para os professores e para os pais. Os professores, também o utilizam ou a televisão exibindo filmes na sala de aula, com objetivo de enriquecer ou complementar o conteúdo em estudo. Com este mesmo objetivo, eles às vezes, utilizam os aparelhos de som.
            Ultimamente, tanto a equipe de apoio pedagógico como o corpo docente vêm utilizando a câmera digital com objetivos de registrar atividades desenvolvidas pela escola, apresentar trabalhos dos alunos em feiras abertas à comunidade escolar e de atividades desenvolvidas por profissionais em cursos dos quais participam (no formato impresso ou power point).
            Nesse sentido, tem sido registradas olimpíadas, seminários, oficinas pedagógicas, Festa Junina, Dia dos Estudantes, Dia das Crianças, teatros realizados pelos alunos, entre outros.
A internet tem sido bastante utilizada por professores e gestores como forma de comunicação entre ambos e também com a Secretaria Municipal de Educação. Também é utilizada por algumas pessoas destes segmentos como fonte de consulta e pesquisa.
            Atualmente, a equipe pedagógica (gestores, pessoal de apoio e professores) utiliza uma das impressoras para imprimir e xerocar provas e atividades complementares com melhor qualidade.
            O laboratório de informática, devido a problemas técnicos, está disponível para uso de professores e alunos a partir desta semana, porém será necessário levar cadeiras, uma vez que a escola não recebeu verbas para aquisição das mesmas e só há um professor capacitado para utilização do software Linux e uso da informática na educação. 

Atividade 1.1

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ

Considero que, como professor e profissional da educação, não devo pensar que sou apenas mero transmissor de informações, é preciso admitir que minha função é de suma importância para auxiliar o aluno na ampliação e construção de conhecimentos, partindo sempre da premissa de que ele já traz consigo, conhecimentos fundamentados em sua vivência que antecede a sua escolar.
A função do professor é bastante ampla e complexa e, portanto exige que, a todo o tempo, devo me considerar aprendiz para tornar minha prática sempre renovada, a fim de acompanhar a evolução do ser humano e da sociedade para a qual desejo preparar meus alunos.
Dessa forma, se espero dedicação e esforço, interesse e desenvolvimento da aprendizagem por parte dos alunos, devo dar de mim o mesmo, para alcançar êxito no exercício da minha profissão. Por exemplo, estar atualizado é uma necessidade da educação hoje, e acredito que para isso, é imprescindível que, como aprendiz, eu deva ser mais exigente comigo mesma, para que, da mesma forma, possa exigir dos meus alunos.
Em suma, a palavra que define a minha identidade profissional é a dedicação e a procura pela atualização em todas as áreas que me são possíveis acessar, e nestes termos posso me considerar, como professor e como aprendiz, alguém que está sempre buscando estar o mais próximo do “muito bom”.
Para finalizar, gostaria de ressaltar que, aos bons professores não deve faltar entusiasmo, otimismo, a crença nas suas próprias possibilidades e nas possibilidades de seus alunos; estarem sempre alertas e participantes da sociedade, valorizarem-se a si mesmos como profissionais e a humildade para compreenderem que precisam sempre aprender um pouquinho mais, pois ninguém é detentor de todo o saber.

Atividade 1.2

NECESSIDADES DE CONTINUAR APRENDENDO 
SOBRE AS NOVAS TECNOLOGIAS
 
As tecnologias, na verdade, sempre estiveram presentes na educação, desde os tempos em que o rádio passou a integrar a cadeia de meios de comunicação, considerando-se que educação é, também, transmissão de informações. A televisão é outro meio que, de uma maneira ou outra, interfere diretamente na educação, certamente por estar mais presente na sociedade. Ambos, mostraram sua importância dentro e fora da sala de aula como mediadores de um processo mais rico de troca, ensino e aprendizagem, por sua oralidade e seu poder persuasivo.
Com a introdução da informática e seu acesso cada vez mais amplo na sociedade, esta torna-se um instrumento, pode-se dizer, imprescindível a ser integrado aos materiais didáticos a serem utilizados pelo professor, visto que, para os alunos, a tecnologia é parte integrante do seu cotidiano.
Sendo assim, aprender a lidar com as TICs é parte fundamental daquilo que o profissional da educação deve buscar, para a atualização do seu próprio conhecimento e para a sua utilização como meio de caminhar junto aos alunos, alcançando assim, maior sucesso no processo de ensino-aprendizagem.